Depressão
7 principais sintomas da Depressão
PFIZER
Quem sofre de depressão não precisa sentir culpa e não existe razão para ficar envergonhado. A depressão é uma condição médica, como diabetes ou artrite. Não é sinal de fraqueza ou falta de vontade. Você não se sentiria envergonhado se precisasse tratar outras doenças. Então, também não deve ficar envergonhado de ter depressão e fazer tratamento. Continue a leitura para saber mais a respeito.
Depressão é mais comum do que as pessoas imaginam, tenha a certeza de que você não está sozinho. Ela acontece em todas as idades, em ambos os sexos e em qualquer fase da vida. Só nos Estados Unidos, cerca de 20 milhões de pessoas sofrem de depressão. Acredita-se que uma em cada cinco mulheres e um em cada dez homens irá sofrer de depressão em algum momento de sua vida.
Sentir-se triste às vezes pode não significar depressão
Todos os dias, podemos conviver com algum sofrimento ou tristeza que é momentâneo. É normal ficar triste porque um ente querido faleceu ou passar por um momento melancólico. Após um curto período de tempo, a vida volta ao ritmo normal e não há mais prejuízo para a qualidade dela.
Quando usamos o termo depressão, estamos nos referindo a um transtorno médico, cujos sintomas e duração são específicos. O tipo de depressão que necessita da atenção dos médicos afeta o humor, os pensamentos, a atividade física e o comportamento de várias formas.
Os sintomas da depressão
O termo depressão se refere a uma tristeza persistente ou perda de interesse e/ou prazer na maioria das atividades. Veja alguns sintomas da depressão:
Mudanças no apetite e no peso;
Mudanças no padrão do sono;
Agitação ou retardo na resposta dos movimentos do corpo que é notado pelas outras pessoas;
Perda de energia ou sentimento de cansaço durante o tempo todo;
Dificuldade para se concentrar ou tomar decisões;
Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva;
Pensamentos repetitivos de morte ou suicídio.
Quais são as causas da depressão?
Existem diversas causas da depressão. Não existe uma explicação definitiva sobre o motivo de uma pessoa poder ter o transtorno e outra não. Há uma série de fatores individuais que trabalham juntos e permitem ou evitam que alguém desenvolva o transtorno em um determinado momento da vida.
Algumas vezes é possível identificar as causas da depressão, mas existem ocasiões em que o problema se manifesta sem razão aparente. Mesmo em pessoas cuja vida parece estar indo muito bem. Algumas razões para que isso ocorra são:
Características individuais – é mais provável que uma pessoa desenvolva depressão se o pai ou a mãe também teve. Entretanto, nem todos que têm histórico familiar desenvolverão o transtorno.
Fatores fisiológicos e bioquímicos da depressão – parecem ocorrer em consequência de um desequilíbrio das substâncias químicas do cérebro, os neurotransmissores.
Outras condições médicas – existem algumas que podem causar sintomas muito parecidos com os da depressão. Por exemplo, os acidentes vasculares cerebrais (AVCs), as doenças endocrinológicas e alguns medicamentos.
Qual o tratamento da depressão?
Medicamentos – antidepressivos são a forma mais comum de tratamento da depressão. Mas não tome por conta própria ou indicação de conhecidos, um caso é diferente do outro. Só o médico pode indicar o melhor tratamento para você.
Terapia – além de ajudar a identificar a causa do transtorno, ensina maneiras para lidar no dia a dia com os sintomas da depressão.
Exercícios físicos – a prática regular de exercícios físicos pode ser associada com medicamentos e terapia, pois também ajuda a combater os sintomas do transtorno.