Cansaço
Você está a beira do esgotamento?
ALETEIA
Entre lutar para pegar o bebê chorando no assento do carro e deixar o irmão mais velho no jardim de infância na hora certa, tudo enquanto se lembra de enviar aquele e-mail de trabalho crucial ou colocar as roupas para lavar, não é de admirar que as mães frequentemente estejam esgotadas nos dias de hoje. Mas o que acontece quando esses sentimentos parecem incontroláveis?
Você pode estar à beira de um esgotamento – você sabe, esse sentimento quando você é puxado em todas as direções, e apenas a menor tarefa diária parece totalmente insuperável?
Você pode se ajudar se você conseguir identificar o problema e adotar alguns bons hábitos.
O que está acontecendo?
Senhoras, há momentos em que é difícil, quando atingimos nosso limite e sentimos que devemos nos esconder no banheiro e chorar. Eu também estive lá.
Depois que meu bebê nasceu, quando os amigos anunciaram que eles estavam planejando uma visita, eu decidi limpar a casa inteira. Eu queria que tudo fosse perfeito, incluindo o bolo caseiro que preparei. Depois de todo esse esforço, não tive energia para tomar banho. E eu aprendi com isso? Claro que não! Toda vez eu me encontro seguindo a mesma rotina. Eu sinto que tenho que fazê-lo. Imagino meus convidados lançando um olhar crítico sobre a menor partícula de poeira, a verificação para ver se o cesto de roupa está cheio e, basicamente, julgando-me pelo estado da minha casa.
Cuidar de uma criança é uma tarefa monumental para qualquer mãe. Esforçar-se pela perfeição com o desejo de satisfazer as demandas dos outros – ou o que pensamos que esperam – faz-nos sentir falhar permanentemente. Mas isso não é tudo…
Eu imaginei que, após o nascimento do meu filho, recuperaria meu “eu” pré-bebê. E acho que é aqui que começa muita desilusão: minha vida inteira mudou e não sabia o que fazer. Eu não tinha mais energia. Eu queria ser uma supermãe em todos os níveis: ser feminina e atraente, sendo também a dona de casa perfeita. Além disso, eu também queria aproveitar ao máximo minha licença maternidade para fazer algum treinamento para o trabalho e continuar minha carreira. Eu queria ser uma superesposa, uma supernora e uma superfilha.
Tudo isso estava me comendo por dentro. Era demais para uma mulher. Eu me odiava por ter um único desejo: dormir!
PARE!
Deixe-nos sair desta competição louca para ser a mulher perfeita. O dia de uma mãe já está cheio o suficiente, sem acrescentar toda essa pressão desnecessária (e muitas vezes autoimposta). Então faça um pequeno intervalo. Dê-se um merecido descanso. Afinal, o bem-estar de uma mulher também afeta seu papel de esposa. As disputas conjugais são muitas vezes baseadas na falta de sono e na impossibilidade de fazer tudo o que se espera de nós. As mulheres acreditam que o modelo da feminilidade é ser gentil, acessível e com lindos cabelos; sim, é verdade, pessoas ocupadas e brilhantes são ordenadas, calmas e… exaustas.
Toda mulher experimentou, pelo menos uma vez na vida, o que Stasi Eldredge descreveu em seu livro Captivating (Em Busca da Alma Feminina): “As mulheres, quase universalmente, sentem ‘demais’ e ‘não o que deveriam sentir’”.
Domine aquele esgotamento
Todos nós precisamos encontrar nossa própria maneira de superar o esgotamento; nós temos nossos próprios hábitos, nossa maneira de cuidar da casa, nossos filhos e, claro, nossas famílias – e também nossa ideia do que faz uma família modelo.
Mas, o primeiro passo é pedir ajuda: peça ao seu marido, avó ou uma tia para cuidar das crianças. Então, tão simples como isso pode soar, saia de casa. Faça um passeio, vá ao cabeleireiro, à manicure, ou vá comprar algo para você – mesmo que seja uma coisa simples. Apenas evite lojas para crianças.
Tire um pouco de tempo para você
E enquanto estivermos nisso, aqui estão mais algumas sugestões:
– Tome um longo banho, coloque um pouco de maquiagem ou tire uma longa soneca. O objetivo é não ter interrupções!
– Ignore a bagunça – não faça qualquer trabalho doméstico se você não tiver energia; descanse e aproveite alguns momentos simples com sua família.
– Faça algum exercício físico, dance! Apenas divirta-se, mesmo que esteja dançando com seus filhos enquanto ouve uma música que você ama. Isso deixará você se sentindo mais positivo e otimista.
– Escolha amigos com cuidado: evite aqueles que constantemente reclamam e carregam o peso do mundo em seus ombros; cerque-se de pessoas felizes e alegres.
– Tente descobrir o que você realmente gosta: fazer uma aula de dança semanal, fazer caminhadas ou fazer um almoço pode fazer muito bem.
– Esteja presente no aqui e agora e não planeje nada excessivo.
– Lembre-se sempre que você não deve nada a ninguém, e você não precisa dizer “sim” a tudo. Você pode dizer não! Você está autorizada!
Como você pode evitar o esgotamento?
Ser mãe não é uma competição. O que conta é o seu marido, seus filhos e você mesma. Durante uma discussão sobre “o que faz um casal” em nosso grupo de trabalho, uma mulher disse: “A maternidade é um desafio. Não se trata de se fechar. A maternidade não deve impedi-la de seguir seus sonhos”.
A vida tem muitas facetas, e ser mãe é apenas uma delas. Então, mude seus interesses; pegue algo novo! Você se sentirá menos sobrecarregada e seu entusiasma pela vida será contagioso.