Depressão
3 sinais de alerta para a Depressão
LIVRARIA FLORENCE
A mudança de humor e sentimentos é natural do ser humano. Às vezes temos momentos de tristeza, ou até mesmo quereremos ficar sozinhos por um tempo. Então, como diagnosticar uma doença como a depressão?
A depressão ainda é uma doença que acompanha muitos tabus na nossa sociedade. Isso faz com que muitas vezes não saibamos identificar se estamos depressivos ou se alguém próximo a nós está.
No texto de hoje vamos falar sobre os 3 principais sinais da depressão para ficarmos atentos. Confira:
Falta de Apetite
Outro sinal muito comum de quem está com depressão é a perda de apetite. O ato de comer está intimamente ligado à sensação de prazer proporcionada pela temperatura e claro, o sabor dos alimentos. Esta é uma doença que faz com que se perca a capacidade de sentir prazer, assim a pessoa não se sente motivada a se alimentar.
Há alguns casos, mesmo que raros, em que o quadro depressivo aumenta o apetite, fazendo com que se consuma muito carboidrato e principalmente, açúcar em excesso.
Problemas ao dormir
A depressão causa vários transtornos do sono. Ela pode fazer tanto com que a pessoa durma excessivamente, como ter noites perturbadas ou até mesmo ter insônia, o que interfere vários processos biológicos naturais pelos quais o nosso corpo passa quando estamos dormindo.
Em casos da falta de sono pode deixar a pessoa ainda mais estressada, pois o corpo não tem o seu descanso diário, prejudicando a realização de diversos processos fisiológicos. Já quem dorme muito perde a vontade de fazer tudo, até mesmo o que lhe dava prazer, pensando apenas em dormir.
Seja dormindo muito ou pouco, pessoas com depressão se sentem sempre cansados e isso interfere nas constantes variações de humor.
Variação de humor
A variação constante de humor é um dos sintomas mais conhecidos de todos os transtornos depressivos.
A tristeza é o humor predominante, deixando o indivíduo desanimado e indiferente. Com o humor depressivo, a pessoa passa a ver tudo e todos por uma perspectiva muito negativa. Nesses casos, a autoestima costuma ser muito afetada.
Há também a depressão bipolar, em que são constantes as oscilações de profunda tristeza para a euforia.
Estar triste, sem fome ou até mesmo não conseguir dormir um dia ou outro é natural do ser humano. O diagnóstico da depressão costuma acontecer após mais de 15 dias em que esses sintomas são constantes.