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O colesterol está afetando sua saúde?

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PFZIER

Adotar uma alimentação com menos gordura e calorias é a primeira atitude para diminuir o colesterol e ser mais saudável. Continue a leitura para descobrir o que você deve colocar ou tirar das suas refeições no dia a dia.

Como reduzir o colesterol e ter uma alimentação saudável?

Coma menos alimentos gordurosos;
Reduza o consumo de açúcar, por exemplo, comendo frutas como sobremesa;
Substitua a gordura saturada pela insaturada, veja no rótulo qual a quantidade destas gorduras;
Escolha alimentos ricos em fibras, preferencialmente os carboidratos complexos, como o milho, arroz e a aveia;
Evite o consumo de bebidas alcoólicas.

Para escolher alimentos menos gordurosos, faça as seguintes perguntas:

1. A gordura é o principal ingrediente do produto?
Observe o rótulo dos produtos. Evite aqueles com quantidades elevadas de gordura saturada e colesterol, como doces, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote e salsicha.

2. Existe mais de um ingrediente gorduroso no produto?
Ao ler o rótulo, se você perceber que existe uma variedade de ingredientes muito gordurosos, o produto também será bastante gorduroso.

3. O tamanho da porção é apropriado?
Quando você for considerar o índice de gordura, certifique-se de que ele é relativo ao tamanho da porção que você irá consumir. Por exemplo, doces industrializados são muito gordurosos mesmo em porções pequenas.

Como diminuir o colesterol comendo fora de casa?

Quando for comer fora, tenha o mesmo cuidado que você toma ao preparar suas próprias refeições. Observe os ingredientes:

Saladas – use molhos à base de óleo vegetal e/ou vinagre.
Massas – prefira molho de tomate. Evite carnes gordas, salsichas, molho branco ou à base de queijo.
Pães – use halvarina (margarina mais cremosa – verifique o rótulo) no lugar de manteiga.
Pizza – prefira as de vegetais ao invés das de muçarela, calabresa ou catupiry
Aves – aves somente cozidas ou grelhadas, e de preferência, sem a pele.
Batata – evite receitas que tenham coberturas ou recheios de manteiga e requeijão.
Carnes Magras – peça para que a gordura aparente seja retirada antes do preparo.
Vegetais – coma à vontade, tanto crus quanto cozidos.
Hambúrguer – evite molhos à base de queijo ou maionese – substitua-os por alface ou tomate.
Sobremesas – frutas frescas, acompanhadas de iogurtes light, podem ser uma ótima opção de sobremesa saudável.
Peixes – escolha filés cozidos, assados ou ensopados.
Leite e derivados – prefira usar leite desnatado, queijo branco ou cottage.

Seu corpo precisa de nutrientes que só uma variedade de alimentos de diferentes grupos pode proporcionar. Após determinar a dieta com o seu médico, adapte o número e o tamanho das porções diárias para alcançar e manter um peso saudável.

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