Coronavírus
O que são as comorbidades de pacientes que morreram com Coronavírus
É comum ouvirmos no noticiário que o paciente que tratava de Coronavírus e morreu tinha quadro de comorbidades. O que é isso, tão falado pela mídia ao informar vítimas fatais pela pandemia? São duas ou mais doenças em atividade, ao mesmo tempo, no paciente. Assim, acabam potencializando o quadro da enfermidade, diminuindo as chances de tratamos.
As principais comorbidades de pacientes com Coronavírus
Doenças como diabetes, hipertensão e tuberculose estão entre as mais comuns identificadas em pacientes que chegam a unidade de saúde com sintomas da pandemia. Entretanto, em muitos casos, não sabiam que tinha aquelas outras doenças.
Falta de cuidado de pacientes com comorbidades
‘A Covid-19 se tornou um novo momento para muitos pacientes descobrirem questões ocultas sobre a própria saúde, principalmente aqueles que não se cuidavam ou não tinha acesso ao serviço de saúde’, observou ao UOL a médica Denize Ornelas, diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
Ela alerta que o tratamento ao Coronavírus deve ser associado a medicação que combata, ao mesmo tempo, as outras doenças.
Coronavírus e obesidade
‘Infelizmente, temos notado muitos pacientes com a covid-19 que têm um IMC (Índice de Massa Corporal) que se enquadra na obesidade, mas não percebiam. Isso é preocupante. Estamos identificando muitas doenças, até então desconhecidas pelos pacientes, nas internações, como hipertensão e diabetes. São mazelas motivadas por hábitos ruins ou questões genéticas. Elas fazem com o que o paciente esteja no grupo de riscos da covid-19’, afirmou ao UOL o infectologista Alexandre Naime, chefe de Infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botocatu (SP).