Coronavírus
Doenças que fazem aumentar risco de complicações do Coronavírus
A obesidade também é considerada uma pandemia: atinge 600 milhões de adultos e 100 milhões de crianças. São nada menos que 4 milhões de mortes por ano. E a doença, que atinge um em cada cinco brasileiros — autoridades estimam que mais da metade da população está acima do peso — pode aumentar o risco de complicações em caso infecção do Coronavírus.
‘A obesidade não tem apenas a ver com balanço energético, com a quantidade de calorias ingeridas, mas está associada a fatores complexos como genéticos, psicológicos, socioeconômicos, culturais e ambientais. Se nada é feito em relação a isto, este desequilíbrio tende a perpetuar-se, e por isso a obesidade é considerada uma doença crônica’, observa a especialista em estética Thais Mugani.
Outras duas doenças pode ajudar a potencializar o Coronavírus: diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. ‘Outra potencial ameaça de agravamento dos problemas de peso é a tendência que já se começa a observar de aumento do sedentarismo e maior procura por produtos não perecíveis’, alerta o endocrinologista Walmir Ferreira Coutinho.