Connect with us

Coronavírus

Coronavírus: contágio mesmo sem contato com um contaminado

Published

on

Coronavírus: contágio mesmo sem contato com um contaminado

O registro de transmissão local de Coronavírus, há meses, no Brasil aumenta a preocupação com os cuidados para não ser contaminados — por isso, as autoridades apontam o isolamento social em casa como a medida mais segura. Como, então, será a nossa convivência em ambientes comuns, principalmente nas grandes cidades, em centros de compras e praças de alimentação?

‘Além das observações feitas em laboratórios, existem outros indícios indiretos, que são os dados de vários trabalhos publicados que mostram infecção de pessoas em shoppings, restaurantes e ambientes fechados, mesmo sem contato próximo com pessoas infectadas. Esse acúmulo de evidências basta para que se passe a considerar também a viabilidade da transmissão por aerossol’, observa a professora Viviane de Souza Alves, do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Embora nenhum estudo indique que há contaminação pelo ar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não descarta a possibilidade. Estima-se que o vírus, após uma tosse, por exemplo, fique 16 horas em ambientes fechados ou com pouca ventilação.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas