Ansiedade
Como focar em o que realmente importa
O que acontece se consumirmos todas as informações que estão disponíveis? Será que precisamos realmente ver tantos vídeos, de assuntos totalmente aleatórios?
Como focar em o que realmente importa
Segundo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, o ponto principal para vencer o universo de tantas informações é a seleção. Assim, ‘aumenta a possibilidade de você hiperfocar naquilo que você quer chegar’. Ou seja, focando mais energia no que realmente nos fará evoluir – cada pessoa em um campo de conhecimento.
‘A probabilidade de mexer aquela terra e gerar frutos é muito maior. A gente tem que ser seletivo. Antigamente falavam que o cérebro pode fazer 10 coisas ao mesmo tempo. Mentira. Porque ele faz uma bem. Essa coisa de você estar lendo, ouvindo música, escrevendo, atendendo telefone, não existe’. O que fatalmente provoca mais ansiedade.
Cérebro
Quando você tenta focar em apenas uma tarefa, o cérebro sai da zona de conforto. ‘Aí ele vai te dar sede, vontade de fazer xixi, tudo’. Ela cita o caso dela, em particular, quando dedica um tempo exclusivamente para escrever.
‘Eu deixo meu cérebro no limite. Eu falo para ele; ‘não tem problema nenhum. Se você não quiser botar nada, também não vai fazer nada, você vai ficar aqui”. Ana Beatriz aconselha afastar o celular, hoje um dos principais fatores de distração.
Tarefas no computador
Em conclusão: embora precisamos realizar tarefas em aparelhos com grandes estímulos visuais, nos cabe simplificar. Delimitar horário em que determinado site pode ser acessado. Pois quando focamos em realizar por inteiro determinada tarefa, o trabalho é realizado e depois estaremos também por inteiro para vivenciar um momento de lazer.
‘Se você der o comando para o seu cérebro. Que estamos aqui, que temos todo o tempo do mundo… Quando o bicho liga…’. Em outras palavras, cria-se um ambiente para que realmente o cérebro esteja focado, utilizando todos os seus recursos.