Dor
5 dicas para evitar dores e inflamações pelo uso excessivo do celular

O uso excessivo do celular pode ocasionar dores nos punhos, nas mãos e nos dedos, em especial os polegares. Confira cinco dicas para evitar doença citada no The Lancet cmo ‘WhatsAppinite’. O peso do aparelho sendo segurado apenas pelos dedos é apontado por especialistas como problema-chave para essas dores.
Movimentos repetitivos no uso do celular
‘Temos visto muitos casos da Síndrome de De Quervain, também chamada de tenossinovite estenosante ou tenossinovite de De Quervain. A condição se desenvolve quase sempre devido aos movimentos repetitivos do punho e polegar, comuns em quem usa computadores ou celulares de forma excessiva’, observa a fisioterapeuta e especialista em Pilates Walkíria Brunetti.
‘As posturas incorretas adotadas pelas pessoas ao usar um celular também aumentam o risco de desenvolver quadros de tenossinovite. Lembrando que nesses casos, outras partes do corpo podem ser afetadas, como ombros, pescoço e cotovelos’, completa.
5 dicas para evitar dores causados pelo o uso do celular
Use o recurso de voz: além das tradicionais mensagens de áudio pelos aplicativos de comunicação, o Google oferece buscas por comando de voz.
Faça alongamento: a cada período de 30 minutos, faça alongamentos com as mãos, punhos, pescoço, além de ombros, braços e antebraços.
Desligue-se um pouco: período de ‘detox digital’ é fundamental para o alívio da tensão e para que corpo e mente não fiquem sobrecarregados.
Exercícios para fortalecer: o uso de bolinhas para apertar, as chamadas ‘toning ball’. Ou o elástico para cabelo: coloque no polegar, dedo anelar e médio, abrindo e fechando.
Capinhas adaptadas: algumas oferecem apoios variados, o que faz o manuseio causar menos impacto nos dedos.
