Ansiedade
Tímido ou introvertido: quais as diferenças
Afinal, qual a diferença do tímido do introvertido? Quais as características de cada durante as interações sociais do dia a dia?
Tímido ou introvertido: quais as diferenças
De acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, o tímido ‘é uma pessoa que gostaria até de interagir socialmente. Mas, ao mesmo tempo, ele tem dúvidas se vai agradar, o que as pessoas vão pensar dele’. Portanto, ele acaba não interagindo por conta desse pensamento autocrítico.
Já o introvertido ‘tem condições para interagir, faz isso com maestria, não tem o menor problema em fazer. Mas ele prefere não interagir. Ele não fica pensando o que vão ficar pensando dele ou não. Curte ficar sozinho, fica sozinho numa boa, não tem problema nenhum’.
Traumas
Beatriz Barbosa observa que a timidez pode ficar mais acentuada de acordo com situações que já experimentou, principalmente na juventude. ‘Tem um reforço. A timidez pode ter um maior vulto. Então você tem as causas que são genéticas, psicológicas, ambientais que interferem’.
E como melhorar? ‘Um dos tratamentos é você fazer simulações de situações, para que a pessoa possa treinar para dessensibilizar esse medo e ela possa se expor. As técnicas de mudança de trauma também: você sai desse patamar de se importar tanto do que os outros estão falando’.
O erro
Em conclusão: errar é normal e precisamos passar por essas situações para nosso fortalecimento interior. Em outras palavras, a identidade do nosso ser, com sonhos, humano, com falhas. Pois quando deixamos de ser quem somos, a superficialidade da vida passa por cima da nossa essência.
Logo, podemos desenvolver transtornos, a exemplo da ansiedade, e até a Depressão. Pois passamos a viver uma vida que não nos pertence e sim uma maneira de ‘atuar’ perante a sociedade. Muitas vezes deixando nossos sonhos, originais, para viver sonhos que não têm ligação com nossa identidade.