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Ansiedade

TDAH: como lidar com a dispersão

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Como lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), principalmente acerca da dispersão no dia a dia? Como estar presente em meio a inúmeros pensamentos que tiram o foco no que estamos realizando?

TDAH: como lidar com a dispersão

De acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, ‘todo TDAH tem uma hiperatividade que é mental’. Ou seja, ‘você tem excesso de pensamentos em uma velocidade maior’. Dessa maneira, dificultando a concentração, o que nem sempre a ansiedade, em si, provoca.

Mas Beatriz Barbosa pondera que realmente não é possível se concentrar em tudo – o cérebro precisa ter uma via de escape. ‘Não existe o cérebro perfeito. Todos nós temos nossos pontos positivos e o nosso lado negativo. Só se torna uma doença ou um transtorno, quando isso traz muito prejuízo. Seja nos relacionamentos, seja na profissão’.

Checagem

Por isso, a necessidade de buscar um psiquiatra para avaliar o funcionamento do lóbulo frontal. Porque nem sempre temos a capacidade de fazer uma autoavaliação. Vivenciamos diversas situações, com sentimentos difusos, mas são passageiros. Embora possam deixar sensação de que são eternos.

Por exemplo, procrastinar. Todos, em algum momento, acabamos adiando tarefas e nos perdendo no cronograma de coisas importantes, e até básicas, da vida. Mas não quer dizer que exista um desequilíbrio químico no cérebro, que precise do uso de medicamentos.

Pautar o dia

Beatriz Barbosa, que tem o transtorno, aconselha um cronograma de atividades, programado ainda no dia anterior, para que o TDAH possa realmente ser capaz de cumprir tudo que precisa. ‘Você começa a dar hierarquia no seu dia. Senão não funciona’.

‘Eu pauto meu dia todo. Quando despero amanhã, eu sei exatamente o que vou fazer. E eu não penso, eu faço. Porque se você ficar pensando o que você vai fazer….’. Citando a própria rotina, se não programa com um dia de antecedência, é como se ficasse girando e acaba não produzindo nada.

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