Depressão
Sobre ter Depressão sem sentir tristeza
Qual a visão da psiquiatria sobre ter Depressão sem necessariamente sentir tristeza? Será que esse sentimento é requisito básico para o paciente receber o diagnóstico da doença?
Sobre ter Depressão sem sentir tristeza
De acordo com a psiquiatra Maria Fernanda Caliani ‘muitas vezes as pessoas não percebem que estão deprimidas porque elas acreditam que para estarem deprimidas, elas precisam estar tristes, melancólicas’. Ela cita o caso de pessoas que trabalham de maneira ativa e começam a ter dificuldade de concentração e têm episódios de esquecimento.
‘Quem está passando por essas alterações não sabe o que tem. Mas sabe que tem alguma coisa que está diferente’, observa. E até quando essa pessoa é questionada por um colega se está depressiva, ela nega de maneira veemente.
Abrindo quadro depressivo
Fernando Caliani ressalta que esse pode ser o início do quadro depressivo. Mas o paciente não tem a tristeza como sintoma principal. Pois a anedonia pode estar mais latente. Ou seja, a perda da capacidade de vivenciar o prazer nas atividades do dia a dia.
‘Então muitas vezes a pessoa não tem tristeza, não fica chorando. Mas o que ela nota é que as atividades não são prazerosas como antes’. Em outras palavras, começa ocorrer mudança de comportamento, preferindo ir para casa do que sair com os amigos, por exemplo.
Vida sem cor
Ou seja, nas palavras de Fernanda Caliani, é como se a vida da pessoa passasse a ‘ficar mais cinza’. Logo, o isolamento pode se tornar algo comum. Dessa forma, ela deixa de notar que isso vai afetando as outras áreas da vida.
Esse pessoa pode ter alteração da libido, além de mudanças no sono – a pessoa pode até ter sono e estar cansada, mas não consegue efetivamente descansar durante a noite, podendo despertar totalmente no meio da madrugada. ‘O apetite dela pode aumentar, podendo comer mesmo sem ela ter fome. Ou de repente perder o apetite, como se o paladar alterasse e as comidas não tivessem o mesmo sabor’.
As dores físicas também podem se tornar uma realidade. ‘Então ela apresenta taquicardia, hipertensão, dor de cabeça, tensão muscular, queimação no estômago’. Em outras palavras, sinas de que a Depressão está se instalando.