Connect with us

Ansiedade

Quando surge o transtorno de ansiedade

Published

on

ansiedade

Como surge o transtorno da ansiedade e quais os primeiros passos para lidar com ele? Todos os casos precisam necessariamente de medicação? O que a psiquiatria tem a dizer diante de algo que parece tão comum em nossas vidas e que pode ser a porta aberta para diversas doenças, a exemplo da depressão.

Quando surge o transtorno de ansiedade

De acordo com a psiquiatra Maria Fernanda Caliani, o transtorno de ansiedade surge quando temos um desequilíbrio na química do cérebro. Em outras palavras, quando estamos diante de um possível perigo, a amígdala fica hiperativada.

Assim, acaba liberando substâncias químicas que se comunicam com outras áreas do cérebro. Dessa forma, desencadeia a sensação de medo no corpo. ‘Nos transtornos ansiosos, elas estão sempre muito em alerta e o cérebro não consegue inibir isso’.

O que é ansiedade

‘O conceito de ansiedade pode ser definido como um sentimento de insegurança, de medo, de apreensão. Um temor frente a uma preocupação excessiva, com algo que ainda não aconteceu’.

‘Ou seja, um perigo que está lá no futuro. Mas que pode acontecer, dar errado, fugindo do controle da pessoa. Então ela vai ter dificuldade de aproveitar o momento de lazer, em relaxar, em ficar tranquila’.

Medicação

Por isso, normalmente há necessidade de medicamento que aumente a serotonina no cérebro. ‘Porque aí sim, com aumento de serotonina, eu consigo controlar essa ansiedade e não deixar essa amígdala tão ativada’.

Em conclusão: ‘o tratamento da ansiedade envolve associar mudança de estilo de vida com medicações e terapia. Mas não são todos os tipos de ansiedade que é precisam do uso de medicamento’, ressalta em casos considerados leves e que provoquem nenhuma ou pequena interferência no dia a dia do paciente. Em outras palavras, não prejudica o sono, a produtividade e a maneira que lida com os desafios mais comuns da vida.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas