Connect with us

Ansiedade

Qual diferença entre dependência e amor

Published

on

dependencia amor

Talvez a principal dúvida, em meio a um relacionamento que começa a se tornar rotineiro, é se trata de um enlace baseado no amor ou na dependência. O que a psiquiatria tem a nos dizer sobre isso?

Qual diferença entre dependência e amor

Segundo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, ‘se a pessoa tem dúvida se é amor ou dependência, com certeza não é amor. Porque as pessoas têm muita noção do amor como um amor romântico’. Ela ressalta que é impossível ter o tempo todo o que acreditamos que seja esse sentimento de maneira plena.

‘Não existe o tempo todo essa pessoa que está satisfazendo todas as necessidades do outro. Porque o aconchego, o cuidado são necessidades infantis’. Ela ainda cita o sexo e a cumplicidade na lista irreal de ser atendida de maneira contínua.

Mas o que é o amor?

‘Amor, na realidade, não depende do outro. É um estado de espírito, como se fosse um faixa vibracional’. Portanto, ‘eu posso amar profundamente sem estar amando necessariamente uma pessoa’. Ou seja, podemos amar a natureza, o amigo, o trabalho.

‘Porque o amor é um estado, um estado em que eu me sinto plena. De fazer o que eu faço, de estar sendo bacana com o outro, independente do outro’. Em outras palavras, ‘o amor é um estágio que a gente atinge’.

Mesma faixa de vibração

Em conclusão: somente quando o outro está na mesma faixa de vibração, o amor é correspondido. No caso da dependência, o pensamento é que ‘só existirei se o outro estiver comigo, me der o seu amor e cuidar de mim’.

‘Então, na realidade, a dependência tira de mim o que eu tenho de pior. Já o amor não: ele sempre aciona o que eu tenho de melhor’. E a dependência vai além: você faz o que não gosta e agrada o outro com receio de perder o outro mesmo sem ter certeza que você ama o outro. ‘Porque você faz muita coisa para alguém com medo de perder, você não está fazendo nada por amor’.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade

Mais acessadas