TDAH
Qual a diferença do TDAH com o humor
Embora possa ter sinais praticamente iguais, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) não tem relação com alteração do humor. Afinal, como podemos identificar em qual caso nossa situação se encaixa?
Qual a diferença do TDHA com o humor
De acordo com o psiquiatra Marco Antonio Abud Torquato Júnior, o paciente com TDAH começa a apresenta falta de energia, de concentração, de completar tarefas e insegurança já aos 12 anos. Mas pode aparecer de maneira mais clara na adolescência.
Portanto, para diferir do quadro de alteração de humor, é preciso analisar a evolução do comportamento. ‘Então as pessoas começam a deixar as coisas pela metade. Às vezes começa algo e para, esquece, fica cansado. Podem ser coisas do trabalho, podem ser coisas da casa mesmo. E isso é maior do que era ao longo da vida da pessoa’, exemplifica.
Mudança brusca
Ele cita o caso de ‘uma pessoa que fez doutorado, pós-doutorado, MBA, trabalhou em quatro lugares, era o melhor aluno. Mas, de repente, começou a ter dificuldade para completar o relatório do trabalho, isso não parece TDAH’.
Em outras palavras, algo ocorreu na vida do paciente para que seu comportamento mudasse. No caso do TDAH, a genética pode ser a grande potencializadora. ‘O cérebro nasceu fabricando menos dopamina. E ele vai a vida inteira buscando a dopamina‘, observa a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa.
O que é dopamina
A dopamina é um neurotransmissor, precursora da adrenalina e noradrenalina. Em outras palavras, uma espécie de hormônio da felicidade, responsável por levar informações para várias partes do corpo.
Em conclusão: substância fundamental em tratamentos como TDAH e também em doenças como Esquizofrenia e Parkinson. Portanto, a falta de dopamina, pode desencadear diversos quadros, principalmente a Depressão, capaz de piorar a qualidade de vida do paciente, precisando até mesmo do uso de medicação.