Ansiedade
Porque você se sente frustrado
Afinal, por que me sinto frustrado? Qual comportamento alimentamos que gera essa comparação com a história de uma outra pessoa, que vive outra situação, em um outro tempo?
Porque você se sente frustrado
De acordo com o psicanalista Vinícius Lorenzetti, o ser humano é o único ser capaz de contar história. ‘E a gente conta história para nós mesmos e isso transforma em pensamentos. Essas histórias acontecem porque a gente tem um imaginário’.
Ele cita o exemplo de um romance que vemos no filme que foge ao nosso imaginário. Com a comparação, cresce o sentimento de frustração. ‘O ser humano vive as mesmas fases da vida desde a época das cavernas. Ele nasce, cresce, vira adolescente, passa por um rito de iniciação basicamente, vira adulto, precisa ir caçar, constitui família e morre’.
‘Pessoa normal’
Vinicius Lorenzetti ressalta o caso de pessoas que assistem muitos romances: vão tentar viver o que costumam assistir e não a realidade, o que de comum é um relacionamento. Ou seja, a renúncia de abrir espaço em nossa vida para a chegada do outro.
‘E por que quando a gente tá mal queremos ouvir músicas tristes? Porque a gente quer ter certeza que estamos tristes’, observa em entrevista ao Canal do Lutz.
Música
‘A música é uma tentativa de racionalizar um sentimento. Uma mistura do elemento terra com o elemento ar. Porque água é emoção e ar é racionalidade, comunicação. Então como você vai comunicar um sentimento que você tem se não colocar em palavras?’.
Em conclusão: a comparação deve ser evitada. Precisamos nos inspirar em histórias que despertam a energia da vontade em nosso ser. Quando voltamos a encontrar a força para seguir a caminhada, em busca da realização dos nossos sonhos. Que, embora possam estar distante, nos oferece recompensas nas pequenas etapas cumpridas diariamente.