Connect with us

Ansiedade

Porque você precisar exercer a resiliência

Published

on

resiliencia

Afinal, o que é resiliência? Porque ela é tão falada para ‘combater’ momentos difíceis da vida? Como usar essa ferramenta para direcionar a caminhada após um episódio traumático?

Porque você precisar exercer a resiliência

Segundo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, a resiliência ‘é uma característica física de corpos que, quando submetidos a estresse, recuperam uma força maior do que tinham antes’. Em outras palavras, como se fosse um elástico ou mola.

Assim, quando a pessoa passa por enorme sofrimento, ‘ela consegue aprender e pode retomar a vida melhor do que antes, transcendendo aquela dor’. Beatriz Barbosa conclui citando frase de Friedrich Nietzsche: ‘aquilo que não me mata, só me fortalece’.

‘Então resiliência no comportamento é isso: quando a gente faz do sofrimento um aprendizado e esse aprendizado me faz melhor, mais forte e me leva na frente na vida’.

Produzir em momento de dificuldade

Beatriz Barbosa associa a resiliência ao desafio. ‘E tem personalidades, a exemplo do hiperativo mental, que sobre pressão, produz mesmo. Porque sobre pressão você aumenta a descarga de adrenalina, de noradrenalina, e às vezes dopamina‘.

Assim, tornando o cérebro mais atento. Ela cita como exemplo sua timidez quando começou a fazer palestras, tentando combater episódios de taquicardia e sudorese. ‘E hoje em dia é difícil acontecer, apesar de sentir vontade’.

Vitimismo

A resiliência está no campo oposto ao chamado vitimismo. Em outras palavras, quem acaba colocando toda a culpa de frustrações nos outros. ‘Porque a a resiliência é você sofrer, transformar sofrimento em ação e ser uma pessoa melhor’.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas