Connect with us

Ansiedade

Porque a resposta pode vir no silêncio

Published

on

silencio

Passamos dias sem fazer uma pequena pausa para exercícios físicos, o ócio criativo ou a meditação com a falsa sensação que estamos produzindo. Entenda porque o silêncio é fundamental para que sejamos capazes, de fato, de ter saúde mental.

Porque a resposta pode vir no silêncio

De acordo com a psiquiatria Ana Beatriz Barbosa ‘tem uma hora que você tem que deixar o cérebro, porque ele é uma máquina chata’. Pois muitas das respostas que buscamos chegarão justamente através do silêncio e através práticas de interiorização, a exemplo da meditação.

Pois ‘existem coisas que gritam em nosso silêncio’. Afinal, o ‘ócio criativo’ – principalmente através de exercícios físicos – é fundamental para que exista outros momentos de enorme criatividade. ‘Você precisa dar um tempo para o cérebro absorver as coisas que você tá jogando ali’. Em outras palavras, é muito prejudicial que fiquemos apenas desempenhando atividades intelectuais o dia todo.

Focar a atenção

Beatriz Barbosa cita o exemplo de quem pratica boxe: o cérebro fica com tanto receio do corpo ser machucado com um soco que a atenção fica totalmente no momento presente. E isso raramente conseguimos na vida moderna, com inúmeros estímulos visuais.

Em outras palavras, deixar de absorver mais informações. Pois muitas pessoas chegam do trabalho e acreditam que estão relaxando ao ficar navegando por horas nas redes sociais, e isso pode estar aumentando a ansiedade. Ou seja, embora seja entretenimento, são mais informações quando o cérebro precisa mesmo é descansar.

Meditação

Beatriz Barbosa alerta que meditar não exige seguir a ritualística tradicional. ‘Tem que ser do jeito que você achar que deve ser’. Pois a meditação ‘te dá um poder: de ser dona do seu tempo e do seu silêncio, de uma vez só’.

Ela revela que medita pelo batimento cardíaco, ‘porque antes da gente respirar a gente já tinha o batimento cardíaco’. ‘Pois a primeira coisa que se forma no embrião é um ‘projetinho de coração’, pois é preciso bombear sangue para o desenvolvimento do feto.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade

Mais acessadas