Depressão
Os dois sinais básicos da depressão
A psiquiatria lista diversos sinais que podem indicar depressão, mas dois são considerados básicos. Em outras palavras, todo paciente com esse quadro mental apresenta esse comportamento e sentimento diante das situações corriqueiras do dia a dia de uma pessoa comum. E é natural que sejam acompanhados por outros sintomas e sensações, que contribuam para aumentar o desequilíbrio do ser em uma sociedade que está cada vez mais desafiadora.
Quais os dois sinais básicos da depressão
De acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, a depressão tem duas características básicas: sentimento de tristeza e pesar e perda de interesse em atividades previamente consideradas agradáveis.
Em outras palavras, a perda da capacidade de sentir alegria ou felicidade em situações que sempre nos trouxe algum tipo de satisfação ou prazer. Assim, abrindo campo para outros tipos de sentimentos, já que começa a existir uma perda de interesse.
Alteração do sono
O desequilíbrio causado pelos sentimentos negativos pode afetar o sono de duas maneiras. Além da insônia na maioria dos casos, existem pessoas que passam a dormir mais tempo do que o necessário.
E noites mal dormidas, ou em claro, afetam diretamente a saúde do corpo. O aumento da ansiedade passa a agravar ainda mais o quadro depressivo. Com isso, a irritação pode ser presença constante, deixando as relações sociais ainda mais difíceis.
Sequência de pensamentos ruins
A perda de interesse em até o que historicamente traz satisfação e prazer faz com que não exista alternância de sentimentos. Em outras palavras: o volume de pensamentos negativos se torna tão potente que não se ‘quebra’ o ciclo pernicioso.
Por isso, a importância de ter uma rotina que amenize o ‘peso’ dos acontecimentos, que tendem a ser mais difíceis de serem resolvidos para quem está fragilizado. Ou seja, exercícios físicos, acompanhamento psicológico, busca da fé, autoconhecimento.