Insônia
O que pode estar causando sua insônia
Diversos fatores podem causar a insônia, mas quais são os principais? O que podemos mudar em nossa rotina para ter um sono de qualidade? Quais as consequências da cafeína no período noturno?
O que pode estar causando sua insônia
De acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, a maioria dos casos de insônia é uma alteração de não trabalharmos a fisiologia natural do sono. ‘Por isso, precisamos falar sobre higiene do sono. Primeiro, saber o que favorece essa fisiologia do sono e o que não favorece’.
Ela cita como um dos principais fatores a ingestão de cafeína e seus derivados a tarde ou a noite. ‘A última xícara de café deve ser tomada entre 15 e 16 horas’, observa.
Ingestão de bebidas alcóolicas
O uso no período noturno também influencia no sono. ‘O álcool é um bom indutor de sono. Ou seja, se eu tomo um vinho, um gin, um chopp, eu vou ter maior facilidade em iniciar o sono. Entretanto é um péssimo manutentor de sono’.
Em outras palavras, quem bebeu deita e dorme. Mas duas horas depois, ela tende a acordar, com o sono ficando superficial. Logo, esse sono deixa de ter qualidade. Além disso, cita Beatriz Barbosa, o álcool pode predispor à apneia.
Alimentação pesada
Depois de um dia puxado de trabalho, chegamos em casa e consumimos alimentação pesada, para compensar a ingestão fragmentada do dia. No caso do açúcar, provocando até mesmo euforia, quando o momento é de desacelerar. Ou seja, demorando mais tempo para o sono fisiológico começar.
Beatriz Barbosa, citando sua rotina, afirma que é melhor dormir mais cedo e acordar cedo para fazer tarefas consideradas estressantes, que exigem máxima atenção e criatividade. Pois grandes estímulos no período noturno podem ser determinantes para o início e o agravamento do quadro de insônia.