Connect with us

Ansiedade

O que fazer quando não conseguimos desacelerar

Published

on

desacelerar ansiedade

A ansiedade tem se tornado transtorno para inúmeras pessoas pressionadas não apenas pelo trabalho às mãos. O celular, logo as redes sociais, é ferramenta para uma série de comparações, até mesmo de maneira involuntária. Desacelerar já é um enorme desafio.

O que fazer quando não conseguimos desacelerar

De acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, precisamos ter muito cuidado com as palavras. Afinal, difícil passar um dia sem reclamar de algo, principalmente quando não estamos em um bom momento profissional. E isso, de alguma maneira, vai irradiando pessimismo em diversas áreas da nossa vida.

No caso das crianças, por exemplo, até seis anos, ‘acham que tudo que acontece com pai e mãe, eles têm algum nível de culpa’. E se sentem de certo modo desamparadas, diante de ‘desatenção’ provocada pelo excesso de trabalho e uso excessivo de celular, até mesmo em casa.

Almoço fora de casa

Cada vez mais se vê famílias inteiras com celular na mão, sem socializar mesmo almoçando fora. Ou seja, o momento da interação social não acontece nem mesmo quando se dispõem a sair casa. Logo, a dependência com o aparelho gera carga extra de ansiedade, além daquela presente no dia a dia.

Beatriz Barbosa ressalta que no caso da terceira idade, as redes sociais se tornaram a ‘nova praça’. Ela cita ainda que, em média, passamos 8 horas em frente a telas, o que muda drasticamente nosso estilo de vida.

Uso a trabalho

Em conclusão: a conta que precisamos fazer é sobre o uso além do trabalho e do lazer. Afinal, de que maneira estamos gastado o nosso tempo na internet?

Podemos estabelecer uma analogia com o dinheiro: gastamos apenas com alimentação ou estamos com o bolso vazio (energia vital) com o que não nos acrescenta? Estabelecer o horário de trabalho é um bom começo para encontrar essa disciplina para exercer até as necessidades fisiológicas.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas