Connect with us

Bem estar

O que é psoríase, que atinge 1,5% dos brasileiros?

Published

on

Psoríase é uma inflamação crônica metabólica que atinge pele e articulações — a Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que a doença afeta 1,5% da população do país. De acordo com levantamento do Datafolha do final de 2020, 90% da população afirma desconhecer a enfermidade. ‘É fundamental lembrar que a psoríase não é uma doença contagiosa e que, apesar de não ter cura definitiva, existem muitos tratamentos capazes de melhorar a qualidade de vida do paciente e manter a doença sob controle ou remissão’, observa o dermatologista Rafael Soares.

‘Os sintomas iniciais são manchas avermelhadas e descamativas localizadas na maior parte das vezes em couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Mas há casos em que a doença pode comprometer todo o corpo, inclusive palmas e plantas dos pés. O diagnóstico clínico é feito pelo dermatologista e, dependendo do caso, pode ser necessária a realização de biópsia. Existem dois picos de incidência: na segunda e na quinta décadas de vida’, pontua.

‘A medicina hoje oferece uma série de tratamentos que permite melhorar até as lesões dos pacientes mais graves. Além disso, existem pomadas e cremes para o paciente que está com lesões afetando pequenas áreas da pele. Há situações também que até a fototerapia e medicamentos imunossupressores e imunobiológicos são indicados para aqueles de maior gravidade’.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas