Connect with us

Olhos

O que é blefaroespasmo? O descontrole no ato de piscar

Published

on

blefaroespasmo

Blefarosespamo é uma distonia focal rara, atingindo em média de 16 a 133 pessoas a cada 1 milhão. O ato de piscar de forma descontrolada (contrações dos músculos ao redor dos olhos, especificamente na musculatura responsável pelo movimento das pálpebras e dos cílios) é de difícil diagnóstico — não raro, pacientes passam por diversos médicos até a sua identificação. Segundo Tatiana Nahas, oftalmologista, especialista em cirurgia de pálpebras e Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ‘com os danos no filme lacrimal, surgem os sintomas típicos do olho seco, como irritação, fotofobia (sensibilidade à luz) e sensação de corpo estranho’.

‘A contínua ação das forças oponentes dos músculos das pálpebras, que atuam na abertura e no fechamento dessas estruturas, alguns pacientes podem desenvolver ptose palpebral (queda da pálpebra), bem como ectrópio e entrópio, com reversão da borda das pálpebras e crescimento anormal dos cílios’, ressalta.

‘Os eventos estressantes importantes, como mortes na família, divórcio, desemprego, problemas financeiros ou a própria pandemia que vivemos hoje, por exemplo, podem contribuir, ser uma espécie de gatilho para desenvolver o blefaroespasmo’, acredita.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas