Depressão
O que é a Síndrome do Ninho Vazio
A saída dos filhos de casa pode gerar a chamada Síndrome do Ninho Vazio, provocando angústia e incertezas. O que a psiquiatria nos aconselha neste momento de transição da vida familiar?
O que é a Síndrome do Ninho Vazio
De acordo com o psiquiatra Marco Antonio Abud Torquato Júnior, ‘deixar os filhos terem oportunidade de crescimento, de independência, é fundamental para o desenvolvimento e felicidade deles. Aliás, esse sentimento de conquistar algo, ver o produto do nosso trabalho no mundo, essa é uma habilidade, uma necessidade de todo ser humano’.
Entretanto, ‘muitas vezes, quando os filhos começam a conquistar essa independência, os pais sentem como se uma parte deles tivesse sido arrancanda’.
Depressão
Diante dessa alteração de emoções, quadros de depressão, alcoolismo e conflitos conjugais entre o casal podem ocorrer. ‘Mas a boa notícia é que alguns estudos recentes mostraram também o inverso: que esse momento pode ser de aprendizado, uma oportunidade que os pais têm para melhorarem a parte profissional’.
Além disso, para melhorarem conflitos conjugais e melhorarem outras formas de ter prazer. ‘Então qual seria a estratégia: o ideal para evitar a Síndrome do Ninho Vazio é a gente trabalhar antes dos filhos saírem’.
De que forma?
‘É importante, para o pai e para mal, tentarem colocar outras fontes de afeto na vida’, observa. Em outras palavras, a conexão social saudável: uma espécie de árvore que tem vários ramos de raízes.
‘Porque se uma delas é ameaçada, outros ramos vão manter a nossa mente, nossa estabilidade, firme para continuar seguindo. Então quanto mais conexões sociais, mais fortes nós estamos e mais fortes os filhos vão sentir também a nossa presença’.