Connect with us

Insônia

O que é a ‘insônia do domingo’

Published

on

insonia sono

Normalmente desaceleramos na sexta-feira, com o corpo não sofrendo tanto com a ansiedade dos dias úteis de trabalho e convivência social mais densa. Qual a relação disso com a chamada ‘insônia de domingo’?

O que é a ‘insônia do domingo’

De acordo com o psiquiatra Caio Bonadio, médico do sono, a má qualidade do descanso noturno, entre o domingo e a segunda-feira, é resultado de algo que começa na virada de sexta para sábado.

Em outras palavras, o relaxamento de horários, sem necessidade de acordar cedo no sábado e domingo, faz com que na noite de domingo não exista a ‘pressão do sono de dormir e acordar cedo’.

Depressão e atividade física

Mesmo para pacientes sem Depressão, a atividade física é considerada essencial para evitar algum problema de saúde mental. Além de auxiliar no sono REM. ‘Fundamentalmente ela serve para você estabelecer conexões sociais. Tem efeito antidepressivo. Controla níveis de glicose, de gordura’.

‘Na minha opinião, a atividade física regular é o melhor remédio se você não quiser ter problema de saúde grave enquanto você envelhece. Além de manter a qualidade do nosso sono’.

Cafeína e álcool

A última xícara de café deve ser consumida no final da tarde para não causar ansiedade no período noturno. Mas Caio Bonadio pondera que se trata de algo individual. Dependendo da pressão de sono acumulada.

O consumo de álcool, por exemplo, pode até induzir ao sono. Mas não contribui para que ele seja de boa qualidade. Ou seja, o uso deve ser feito bem antes do repouso – uma dose, que é equivalente a uma lata de cerveja, demora de duas a três horas para ser metabolizada. Portanto, a necessidade de uma preparação para repousar.

Desacelerando. Também evitando telas. Principalmente o uso do celular na cama. Em outras palavras, higienização da mente. Assim, o repouso ocorre de maneira natural. Pois da mesma forma que demoramos certo tempo para levantar da cama, precisamos desse tempo para dormir.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas