Uncategorized
O que é a doença ADEM? Mãe está internada há 5 meses
Normalmente confundida com esclerose múltipla, a ADEM é uma doença rara, que afeta o sistema nervoso central, prejudicando movimentos do corpo e até a fala. Embora seja um quadro delicado, não é irreversível. O G1 acompanha o caso de da operadora de caixa Érika Cléia Soares, de 25 anos, internada em hospital de Belo Horizonte quando ainda estava com 15 semanas de gestação.
Há 5 meses segue em tratamento – ela deu à luz no último dia 6 de setembro. Os principais sintomas são lentidão nos movimentos, diminuição nos reflexos, paralisia dos músculos, febre, sonolência, dor de cabeça, cansaço, náuseas e vômitos, além de irritabilidade e depressão.
Segundo o neurologista Fidel Meira, a maioria dos casos é provocada por infecção viral ou bacteriana. ‘A Encefalomielite disseminada aguda, a ADEM, é mais presente entre crianças. Após tratamento pode sim, ter uma melhora ou permanecer com alguma sequela, tudo depende do caso e de qual área foi afetada. De forma geral, o tratamento é com medicamento para diminuir a resposta inflamatória’, conta.