Depressão
Depressão: sobre rebelar ou lidar com a realidade
Em determinado momento, diante de algumas dificuldades que parecem instransponíveis e nos causando até Depressão, nos rebelamos ou precisamos saber lidar com a realidade. Como a nossa perspectiva muda o que a nossa vida realmente é?
Depressão: sobre rebelar ou lidar com a realidade
‘A gente sempre começa a vida enxergando potenciais, possibilidades, como tudo vai ser. Aquela primeira dopamina que aparece, a curiosidade infantil. Como se você fosse um inocente acerca da realidade’, observa o psicanalista Vinícius Lorenzetti, em entrevista ao Canal do Lutz.
Diante desse cenário, principalmente quando falamos de Depressão, alguns se rebelam contra a realidade e outros lidam com os desafios para se transformarem em que deseja. No primeiro caso, muitos acabam no lugar de ‘vítimas’, se fechando cada vez mais.
A vida é boa ou ruim?
Na opinião de Vinícius Lorenzetti, nenhuma das opções. ‘Ela só é. E esse é um problema. A gente enxerga a vida como se ela precisasse ser boa ou ruim, sendo que quem dá a perspectiva de positivo ou negativo é a gente. Nada é positivo ou negativo. As coisas só são’.
Certamente algo difícil de compreender, pois estamos envoltos a inúmeros sentimentos e desejos. Dessa forma, raramente temos clareza o suficiente de pensamento para tomar as melhores decisões, principalmente no início de um tratamento contra Depressão.
Prisão no tempo
‘Por estarmos preso no tempo, a gente não consegue saber se as nossas decisões de agora vão ser boas ou ruins. A gente não consegue saber qual universo cria com a escolha que a gente faz’, explica.
Em conclusão: de acordo com nossas decisões, criamos realidades. E a maneira que lidamos com elas que vai definir o chamado sucesso ou fracasso, pois há adversidades determinantes para transformar a vida de uma maneira que nenhuma vitória seria capaz. ‘Porque escolher é perder sempre e ganhar sempre também’.