Depressão
Depressão: sobre acordar 3 da manhã
Acordar 3 da manhã pode ser um forte sinal de Depressão. Afinal, o estado emocional alterado afeta diretamente o funcionamento do corpo. Desse modo, o fluxo de pensamentos excessivo pode vir à tona com qualquer brecha que o corpo, já um pouco descansado, abre no meio da madrugada.
Relação da Depressão com acordar 3 da manhã
De acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, a chamada ‘insônia terminal’ é caracterizada pelo paciente acordar 3 horas da manhã. ‘Ou então um excesso de sono. Que é aquela pessoa que tende a fugir mais dos problemas e ela dorme mesmo não tomando nenhum remédio’.
Ou seja, não há equilíbrio. Assim, o paciente dorme de maneira insuficiente ou passa o dia dormindo, também como uma espécie de fuga da realidade.
Perda ou aumento de peso
‘Em geral, nas depressão mais graves, as pessoas perdem muito peso. Mas é também comum que a pessoa tenha um ganho de peso. Pois toda Depressão, em geral, vem após um estresse prolongado’, explica.
‘E o estresse prolongado libera o cortisol, que tende a fazer a pessoa ganhar o apetite para doce. Então a pessoa pode ganhar peso neste estresse prolongado, que vai desaguar na Depressão’.
Pessimismo excessivo
‘Nenhuma pessoa com Depressão tem pensamentos positivos’, ressalta. Logo, o paciente tende a ter sentimentos de desesperança e impotência para fazer algo que melhore sua situação. Além de perda de energia e um cansaço que não parece passar, mesmo com uma boa noite de sono. É também comum o ‘choro fácil’, mesmo não tendo contato com algo que provoque essa reação.
Beatriz Barbosa observa que alguns pacientes se comportam de maneira ‘mais lenta’. Além de dormir mais, uma característica marcante é falar menos. Mas embora a introspecção possa ser sadia em determinado momento da vida, ela não pode atrapalhar a vida pessoal e profissional.