Connect with us

Depressão

Depressão Maior: os dois principais sintomas

Published

on

depressao

A Depressão Maior tem dois principais sintomas, que acendem o alerta para a psiquiatria entre outros profissionais de saúde mental. Mas quanto tempo é necessário que eles permaneçam para o paciente receber esse diagnóstico? Qual a ligação do intestino com esse tipo de doença? Por que a alteração de peso ocorre e muitas vezes de maneira tão rápida?

Os dois principais sintomas da Depressão Maior

De acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, a chamada Depressão Maior é a mesma que a Depressão Clássica. “Existem dois sintomas que precisam estar presentes para esse diagnóstico: a tristeza ou pesar e a pessoa começar a não se interessar mais por atividades que causavam previamente prazer’.

Mas também existem outros sintomas, considerados secundários. Por exemplo: alteração do sono e apetite. Além de queda de libido, dificuldade de concentração e pensamentos obsessivos negativos.

Duas semanas

Esse é o tempo mínimo para que um diagnóstico de Depressão Maior seja considerado. E não tem relação com cansaço e desânimo e sim desinteressante. ‘É quando a pessoa deixa de fazer aquilo que ela gostava’.

Ou seja, o paciente deixa de fazer coisas que adorava de fazer aos finais de semana. ‘Já o desânimo é algo mais físico: ele não tem energia, ele não tem motivação’. Mas o desânimo pode ou não estar presente, ressalta Beatriz Barbosa.

Alteração do peso

‘Em geral, na Depressão Maior, o peso tende a diminuir. Tem pessoas que até tem muito apetite, mas vão perdendo muito peso’, observa. Ela cita números: perda de até 10 quilos em um ou dois meses.

E a questão da alimentação é primordial. ‘Não adianta você cuidar da depressão se não regularizar o intestino, grande produtor de serotonina e dopamina‘. Em conclusão: o metabolismo do intestino é alterado, diminuindo a absorção dos nutrientes e, mesmo se alimentando, o paciente não consegue manter o peso.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas