Depressão
Depressão e o envelhecimento acelerado
Afinal, a Depressão pode causar um envelhecimento acelerado quando o tratamento não está surtindo efeito? Esse quadro é reversível?
Depressão e o envelhecimento acelerado
De acordo com o neuropsicólogo Braulino Peixoto, ‘uma pessoa em um estado depressivo mal tratado, por um ano, ela consegue apresentar resultado de envelhecimento para 10 anos’.
‘A Depressão é uma doença inflamatória. E por ela ser inflamatória sistêmica, ela é neuro inflamatória também. E aí o grande marcador da Depressão no cérebro é a lentificação‘. Ou seja, ocorre um envelhecimento precoce do paciente que não está se tratando de maneira correta, com o acompanhamento profissional.
Reversível
Braulino Peixoto, em entrevista ao Canal do Lutz, pondera que o quadro pode ser reversível. ‘Onde tem vaidade em equilíbrio, não tem Depressão. Onde tem Depressão não tem vaidade. Porque a Depressão tira a vontade de tudo, inclusive das coisas que podem representar o maior carinho de você com você mesmo’.
Ou seja, a doença ‘traz pensamentos que não são seus. E mais que isso: pensamentos que elaboram a ideia que você não está com vontade de nada. Porque tudo que você olha na vida e um dia teve graça, vai estar naquele formato de isopor. Então se o sujeito ficar esperando a vontade de escovar os dentes, de tomar um banho, e até de se arrumar minimamente, você não vai conseguir’.
Gatilhos
Em conclusão: se o paciente está se sentindo paralisado por um luto ou algo que causou uma tristeza profunda der esse passo do autocuidado, um ponto positivo acaba de ser marcado. ‘Porque você fez algo por você, racionalmente’.
Braulino Peixoto relata que questiona aos seus pacientes o porque eles ‘obedecem’ tanto os comandos da Depressão. Por exemplo: não arrumar a cama, tentar se isolar, não falando sobre suas fragilidades. ‘Ela manda em você. Mas a vida é um jogo. Todo dia acontece coisas ruins na vida de pessoas boas. Todo dia acontece coisas boas na vida de pessoas ruins’.