Connect with us

Depressão

Depressão: dois sinais distintos em nosso sono

Published

on

sono depressao

O sono é considerado fundamental para nossa saúde. E ele nos revela muito sobre a depressão. Possuem, inclusive, dois sinais distintos: seja diante da falta de uma noite que reponha de fato as energias ou quando permanecemos na cama a maior parte do dia.

Dois sinais distintos no sono que indicam depressão

De acordo com a psiquiatra Beatriz Barbosa Silva, dois sinais distintos em nosso sono podem indicar depressão: a insônia em si ou mesmo o excesso de sono. Ou seja, quem acaba despertando no meio da madrugada ou quem, para fugir dos problemas, acaba dormindo além das 8 horas habituais.

A falta de equilíbrio é um grande sinal de alerta. Pois apesar de ser natural termos pensamentos negativos, eles não podem ser predominantes. Precisam ser vistos como nuvens carregadas, que passam. ‘Qualquer atraso de um filho vai ser tido como algo trágico que aconteceu’, exemplifica caso de uma mãe depressiva.

Perda de peso

‘Nas depressões mais graves geralmente a pessoa perde muito peso. Mas também é comum que a pessoa tenha um ganho de peso’. Isso porque toda depressão vem depois de um estresse prolongado. Assim, liberando cortisol, o que abre o apetite geralmente para alimentos doces.

O paciente pode apresentar também perda de energia e cansaço, além de apatia e constante irritação. ‘E sempre com um sentimento de impotência para fazer alguma coisa para melhorar’, observa Barbosa Silva. Existe também o chamado ‘choro fácil’, diante de qualquer assunto.

Procura de um profissional

Embora hoje tenhamos acesso fácil a diversos conteúdos, a procura de um profissional é fundamental para diagnóstico e acompanhamento. Até porque em alguns casos o uso de medicação pode ser necessária, mesmo que passageira.

Alguns pacientes apresentam atividade motora mais lenta ou agitada. Nesse caso depende da pessoa: pode ser resultado da ansiedade ou lentidão de raciocínio.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade

Mais acessadas