Connect with us

Depressão

Depressão: como voltar a ter esperança

Published

on

depressao

Como voltar a ter esperança diante de um quadro de Depressão que muitas vezes nos paralisa? Além dos medicamentos, se necessários, o que podemos e devemos fazer para mudar o caminho que nos levou até a doença?

Depressão: como voltar a ter esperança

De acordo com o psiquiatra Marco Antonio Abud Torquato Júnior, a Depressão tem como marca registrada a falta de esperança. Apesar de superada, a pandemia impactou de uma maneira particular cada um de nós: do isolamento ao luto.

Ou seja, diante de um quadro amplo de estresse e ansiedade, a Depressão é uma consequência infelizmente natural para quem não conseguiu lidar com resignação. Em outras palavras, quando deixamos de ter esperança que tudo passa e que teremos possibilidades de trilhar novos caminhos.

Desesperança

‘A desesperança é saber que vai sofrer e não há como escapar. E isso tem muita a ver com um tipo de fenômeno: a sensação de falta de controle’, ressalta. Mas essa não é a única causa da Depressão: ‘sempre há uma soma de fatores’.

‘Apesar de não conseguimos mudar ou apagar a nossa história, podemos treinar daqui para frente. Pois a desesperança é uma armadilha que a mente faz no quadro depressivo. A gente não precisa acreditar nela’, afirma Marco Abud.

Armadilha

Portanto, diante situações ruins, muitas pessoas caem na armadilha de que tal sentimento é eterno, que a culpa é dela por não ter alcançado o objetivo. Além de se punir ao ponto de acreditar ser incompetente.

‘Então a ideia é que possamos perceber se estamos caindo nisso. Primeiro a gente vai ter que treinar mesmo que do ponto de vista artificial, mesmo não acreditando, a procurar a ideia que a situação ruim é sempre passageira’, pondera.

Isso é possível ao analisarmos coisas ruins da nossa vida que passaram, foram superadas e até nos fortaleceram. Mas também compreender que fatores externos podem ser determinantes para algo não ter dado certo. Em outras palavras, nem tudo depende unicamente de nós.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas