Depressão
Depressão: como voltar a ter esperança
Como voltar a ter esperança diante de um quadro de Depressão que muitas vezes nos paralisa? Além dos medicamentos, se necessários, o que podemos e devemos fazer para mudar o caminho que nos levou até a doença?
Depressão: como voltar a ter esperança
De acordo com o psiquiatra Marco Antonio Abud Torquato Júnior, a Depressão tem como marca registrada a falta de esperança. Apesar de superada, a pandemia impactou de uma maneira particular cada um de nós: do isolamento ao luto.
Ou seja, diante de um quadro amplo de estresse e ansiedade, a Depressão é uma consequência infelizmente natural para quem não conseguiu lidar com resignação. Em outras palavras, quando deixamos de ter esperança que tudo passa e que teremos possibilidades de trilhar novos caminhos.
Desesperança
‘A desesperança é saber que vai sofrer e não há como escapar. E isso tem muita a ver com um tipo de fenômeno: a sensação de falta de controle’, ressalta. Mas essa não é a única causa da Depressão: ‘sempre há uma soma de fatores’.
‘Apesar de não conseguimos mudar ou apagar a nossa história, podemos treinar daqui para frente. Pois a desesperança é uma armadilha que a mente faz no quadro depressivo. A gente não precisa acreditar nela’, afirma Marco Abud.
Armadilha
Portanto, diante situações ruins, muitas pessoas caem na armadilha de que tal sentimento é eterno, que a culpa é dela por não ter alcançado o objetivo. Além de se punir ao ponto de acreditar ser incompetente.
‘Então a ideia é que possamos perceber se estamos caindo nisso. Primeiro a gente vai ter que treinar mesmo que do ponto de vista artificial, mesmo não acreditando, a procurar a ideia que a situação ruim é sempre passageira’, pondera.
Isso é possível ao analisarmos coisas ruins da nossa vida que passaram, foram superadas e até nos fortaleceram. Mas também compreender que fatores externos podem ser determinantes para algo não ter dado certo. Em outras palavras, nem tudo depende unicamente de nós.