Depressão
Depressão: como lidar com a frustração
No quadro de Depressão, muito se fala sobre nossa capacidade de lidar com frustrações. Afinal, o que pode estar causando esse medo exacerbado de lidar com os fatos adversos?
Depressão: como lidar com a frustração
De acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, a frustração ‘é todo vez que a gente imagina, ou idealiza, alguma coisa e isso não sai exatamente como a gente queria’. Mas ela considera a frustração importante. Pois ‘está ligada a nossa capacidade de resiliência, de transcender e até de evoluir’.
Porque ‘o homem evoluiu como espécie através de muita frustração’. Afinal, ‘a gente tinha que caçar, viver em caverna, pegar tempestades. Isso fez com que nossa espécie chegasse no topo de hierarquia animal na Terra’.
Função
‘Então eu sempre digo que frustração tem uma função maravilhosa. Que não é aborrecer as pessoas’. Ou seja, ‘a frustração faz parte do nosso crescimento’. Mas nem todas as pessoas, alerta Beatriz Barbosa, conseguem visualizar o que não é considerado sucesso como algo que faz parte do processo natural da vida.
Com as novas tecnologias e facilidade na obtenção do básico, os alimentos, as novas gerações estão cada vez menos acostumadas com a frustração. Um grande exemplo são as relações virtuais tão fortes emocionalmente, e que sequer chegam ao nível do encontro físico.
Relações
‘Uma relação de verdade requer um contato físico, e talvez o abraço seja o maior instrumento’, observa. Dessa maneira, despertando afetos capazes de produzir vários hormônios, principalmente oxitocina, chamado o hormônio do amor.
Em conclusão: a frustração é capaz de nos colocar em contato com a realidade. E mesmo que tenhamos um receio exacerbado de sofrer diante dos fatos, teremos certamente uma parcela de conquistas através da socialização.