Depressão
Depressão: como aumentar as emoções positivas
Como aumentar as emoções positivas, contribuindo para a saída da Depressão? O que podemos fazer para voltar a ‘sentir’ os melhores sentimentos, auxiliando na cura da Depressão?
Depressão: como aumentar as emoções positivas
De acordo com o psiquiatra Daniel Barros, o primeiro passo para aumentar as emoções positivas é aumentar a conexão. Em outras palavras, ‘buscar outras pessoas’. Pois ‘as emoções positivas acontecem com muito mais facilidade quando a gente está conectado com outras pessoas’.
Ou seja, a obtenção desse ‘patamar’ é mais difícil de maneira isolada, podendo causar ansiedade. ‘Inclusive acredito que o grande poder do riso vem de nos conectar. Porque o que dá sentido para a vida é a conexão, é no olhar do outro que você se vê’.
Superpoder
‘Então parte do superpoder do riso vem de nos conectar. Pois quando rimos juntos, a gente automaticamente está na mesma página. A gente se conecta, estabelecemos alguma relação’.
Logo, aparece a sensação de pertencimento e acolhimento. ‘Isso diminui o estresse, aumenta as emoções positivas e a sensação que não estou sozinho, não estou isolado. Aí vem tudo de positivo que o humor traz’, observa Daniel Bamrros em entrevista ao Canal do Lutz. Mas ele pondera que não se deve rir de tudo. Pois em alguns casos o riso pode ser gerador de dor e exclusão para algumas pessoas.
Sobrevivência
‘Provavelmente, as pessoas que nasceram sem o desejo de conexão, sem essa urgência por estar conectados, ficavam mais isolados, morreram e não deixaram descendentes. Então nos somos descendentes de pessoas que tiveram mais desejos de conexões. Como somos descendentes de pessoas que têm mais fome’.
Em conclusão: dependemos da expansão não apenas da nossa consciência, mas também do ser, estabelecendo relações que nos ajudam a evoluir de inúmeras maneiras. Algumas, de tão produtivas, serão espelhos fiéis e claros do que precisamos buscar mudar em nós.