Depressão
Dependência afetiva: o que você precisa saber
O que precisamos saber sobre a dependência afetiva? Por que diante da solidão, quando não queremos nossa própria presença, estamos em busca de um relacionamento para ‘tampar esse buraco’ da fragilidade emocional? Melhor encontrar a felicidade verdadeira, no ‘eu’, ou manter um relacionamento apenas para dizer que não está solteira(o)?
Dependência afetiva: o que você precisa saber
Segundo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa não dependemos de ninguém para ser feliz. Pois algumas pessoas têm ‘a ilusão que a felicidade virá quando ela estiver alguém’. Em outras palavras: ‘como se fosse o príncipe encantado no cavalo branco’.
‘Tudo na vida é muito incerto. A única certeza que você tem é você mesmo’. Citando exemplo de alguém que afirma não conseguir encontrar uma companhia, Beatriz Barbosa alerta para a necessidade de autoconhecimento: precisamos descobrir quem somos, qual o sentido da nossa existência.
Essência
‘Porque a melhor maneira da gente achar alguém que vai dar certo é quando você está dentro dessa sua essência. Você está buscando as suas coisas e você encontra alguém que também está nesse caminho, nessa sintonia’.
Ou seja, existe uma conexão energética de intenções, vontades, desejos. Afinal, não existem fórmulas ou maneira de se comportar que viabilize um relacionamento. Existe uma fluidez natural mediante o convívio social, sendo quem realmente somos.
Ter sentido
Em conclusão: diante da fragilidade emocional, da solidão que corrói, muitas pessoas entram em relacionamentos que não são capazes de acrescentar. Apenas causam ainda mais desgaste para quem deseja compartilhar.
Pois ninguém completa ninguém. Somos inteiros, em busca de compartilhar o amor, os desafios, as dores. Precisamos estar bem conosco mesmo, sabendo o que realmente desejamos, para ter clareza sobre a renúncia – o que não é ruim – em abrirmos a nossa vida para alguém entrar.