Connect with us

Coronavírus

Covid: calvície pode ter relação com gravidade de casos

Published

on

Estudo da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EDAV) aponta indícios que a calvície, especialmente em pacientes masculinos, pode representar maiores riscos de complicações quando infectado por Covid-19: 79% no grupo em análise, quando o esperado era de 31%. ‘A relação entre o gene dos receptores androgênicos e o agravamento dos sintomas de Covid em pacientes calvos (necessitando até mesmo de tratamento intensivo), ainda não foi totalmente elucidada, não podendo ainda apontar com exatidão o mecanismo fisiopatológico envolvido. Porém a hipótese mais aceita até então, é que esse aumento de sensibilidade em receptores androgenéticos, ocasionado pelas variações genéticas envolvidas em quadros de calvície, afete uma enzima chamada TMPRSS2, relacionada ao Covid-19’, explica a especialista em Cosmetologia Avançada e cientista brasileira Jackeline Alecrim.

‘Representa um grande passo científico, que possibilita e estimula que os estudos avancem, para o delineamento de perfis de biomarcadores relacionados a uma maior gravidade em dos sintomas causados pelo novo Coronavírus’.

O stress causado no tratamento da Covid-19, juntamente com a mudança de vida provocada pela pandemia, tem provocado queda de cabelo em alguns pacientes como um dos sintomas pós-contaminação.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade

Mais acessadas