Connect with us

Ansiedade

Como tratar a ansiedade sem remédios

Published

on

ansiedade

Seria possível tratar de maneira efetiva o quadro de ansiedade sem o uso de remédios? Quais mudanças no estilo de vida podem contribuir para a retirada de medicamentos?

Como tratar a ansiedade sem remédios

De acordo com o psiquiatra Cesar Vasconcelos, ‘as pessoas estão ficando muito medicalizadas, em praticamente todo o mundo, vivendo sobre influência de medicamentos sintéticos. Na verdade, nem só em relação a calmantes, na área psiquiátrica, mas no geral’.

‘Porque realmente é mais fácil a gente tomar um comprimido achando que vai curar tudo. Ao invés de trabalhar para mudar nosso estilo de vida, que envolve alimentação, exercício físico, a forma como você pensa, como você lida com as emoções’.

Canalização

‘Ansiedade excessiva se manifesta de forma diferente para pessoas diferentes. Tem gente que tem muita ansiedade e isso se canaliza para uma crise de pânico. Em outros casos, fobia social e somatização, com o corpo acabando sofrendo com o estresse emocional’.

‘Primeira coisa é aceitar que pode existir em sua vida algum conflito que aumenta a sua ansiedade. Aceitar não é concordar, é admitir a realidade’. Em outras palavras, não fugir dos conflitos, sendo proativo, não apenas com a ajuda de um profissional. Mas também com sua fé.

Ajustes

Cesar Vasconcelos alerta para a necessidade de buscar ajustar a maneira que enxergamos as dificuldades. ‘A ansiedade excessiva pode ser uma luz vermelha indicando que pode existir alguma situação em sua maneira de funcionar como pessoa que necessita mudança, ajuste, reparação’.

‘Em segundo lugar, olhar para fora de si mesmo, ao invés de se concentrar na sensação de ansiedade que você pode experimentar’. Ou seja, ‘procure pensar que você não é a ansiedade, ela é algo em sua mente’. Assim, ‘usando o lado saudável da sua mente para lidar com ela [a ansiedade]’. Buscando encontrar a origem, fica mais fácil combatê-la.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade

Mais acessadas