Ansiedade
Como lidar com a insegurança emocional
E quando a insegurança emocional passa a ser uma realidade em nossa vida? Como lidar com esse período de fragilidade?
Como lidar com a insegurança emocional
De acordo com o psiquiatra Cesar Vaconcellos, ‘todos podemos sentir algum nível de insegurança. Isso é normal. O que precisa de intervenção e cuidado é quando a sensação começa a predominar na sua vida, relacionamentos, na família, no trabalho’.
‘Mas o que é a insegurança emocional? Um sentimento de inadequação, como se você não fosse bom ou capaz o suficiente para realizar uma tarefa. Um sentimento de incerteza’. Logo, a ansiedade passa a ser uma constante no dia a dia. Em seguida, até a angústia e o medo descontrolados.
Melancolia
Cesar Vasconcellos observa que existem pessoas que trazem a melancolia da infância. Ou seja, com esse perfil mais sofrido, de personalidade, eles podem se sentir mais inseguros na vida’. Em outros casos, a insegurança é resultado de processos traumáticos e doenças.
O primeiro passo, para alcançarmos o autoconhecimento, é reconhecer esse reaprendizado interior. Que somos humanos e naturalmente vamos experimentar momentos de falta de clareza de pensamentos. Logo, sendo tomados por sensações que alteram nosso senso de avaliação. Por isso, a ajuda de um profissional se torna fundamental em alguns casos.
Paciência
‘Em seguida, precisa de paciência. Pois esse estado de insegurança provavelmente vem de longa data e não será resolvido em dois dias, duas semanas ou dois meses. Evite cultivar a ideia que um remédio de farmácia é tudo que você precisa para curar sua insegurança emocional’.
Em conclusão: ‘aprender onde surge a insegurança, como ela se manifesta em sua vida e tentar fazer as conexões entre os sentimentos e eventos de sua vida passada’. Em outras palavras, o autoconhecimento como chave para um processo de transformação e fortalecimento interior.