Connect with us

Bipolaridade

Bipolaridade: as características principais

Published

on

bipolaridade

Bipolaridade, Depressão Bipolar, Transporto Bipolar, Doença Maníaco-Depressiva… quais as características dessa doença? Embora existam comportamentos característicos, eles podem ser confundidos com outras doenças. Afinal, quando precisamos buscar um profissional? Quais sinais ligam o alerta vermelho?

Quais as características principais da Bipolaridade

De acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, a Bipolaridade é caracterizada por episódios de depressão alternados com episódios de euforia. Portanto, além da queda no libido, insônia e isolamento social, ocorre uma alegria desproporcional.

‘Então é uma pessoa que é capaz de chegar em um velório, por exemplo, e achar que está em um evento social, como um ensaio de escola de samba’, observa.

Genética

Ela afirma que, diferente da Depressão Clássica, a genética no caso da Bipolaridade é mais determinante. ‘Na depressão comum, você tem, em média, três mulheres para um paciente homem. Já no Transtorno Bipolar, é igual: um para um’. E a doença aparece de maneira mais precoce, já na fase da adolescência.

O paciente costuma se sentir com excesso de energia, não sente necessidade de dormir, começa a emagrecer muito, falando de maneira compulsiva. ‘Em geral, a pessoa fica com a libido totalmente exacerbada e se veste de uma maneira extremamente despojada’.

Comportamento

Beatriz Barbosa afirma que somente através da maneira que a pessoa se veste é possível ter indícios do transtorno. ‘Está três, quatro tons acima do que seria uma pessoa expansiva’, ressalta. Para ser diagnosticado com esse quadro, o paciente necessariamente teve em algum momento esse episódio de euforia, mania ou hipomania (agitação, irritação) exagerada.

Mas é importante não confundir com uma instabilidade emocional, que ocorre em um dia e não de maneira prolongada. Nesse caso o paciente pode se enquadrar no transtorno de Borderline, que altera de humor de acordo com os acontecimentos. Em outras palavras, sente de maneira exagerada os fatos e situações. Assim, o que diferencia o bipolar são fases distintas e não alterações de humor diárias.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade

Mais acessadas