Depressão
Apego e Depressão: o que você precisa saber
O que precisamos saber sobre o peso do passado, do presente e do futuro na nossa jornada de vida? Qual a relação entre o apego e a Depressão e como seguir a caminhada com mais leveza?
Apego e Depressão: o que você precisa saber para desapegar
De acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, ‘quando você se recusa a viver o momento aqui agora e aprender com ele, ou você vai deprimir ou você vai entrar em ansiedade absoluta. Porque você está projetando um futuro que você nem sabe nem se vai ocorrer. Mas as pessoas confundem saudade com um apego’.
Mas precisamos entender, de acordo com o raciocínio de Beatriz Barbosa, que ‘depressão é excesso de passado, ansiedade é excesso de futuro e estresse é excesso de presente’. Portanto, ‘se uma pessoa fica muito presa ao passado, e aí é apego, ela certamente tem uma ponta de Depressão ou uma personalidade com características depressivas’.
Saudade
‘Saudade é bom, uma maravilha. Pois você tem saudade daquilo que foi bom. Então, querendo ou não, se valeu a pena, você teve uma vivência boa. E quando eu lembro disso eu estou celebrando aquele momento que vivi’.
‘Mas não querendo que volte. Que bom que vivi aquilo, sou grato por aquele momento. Agora, apego é quando eu não me conformo que eu vivi aquilo e aquilo acabou. Eu quero eternizar aquilo, então eu fico o tempo todo voltando para o passado e criando aquele raciocínio: ‘se não tivesse acontecido aquilo, eu hoje estaria assim…’.
Proteção
‘Uma pessoa apegada se apega a alguém porque ela quer proteção. Ela quer que alguém tome conta dela. E uma pessoa apegada ao passado ela tem a ilusão que ela não pode gerir a sua vida com as coisas que ela perdeu’.
‘Então ela não vive o presente. Então ela não deixa a vida dela evoluir. Ela está lá atrás e lamentando o que ela perdeu. Ou então ela está projetando um futuro que ainda não existe e ficando com medo e ansiedade, do que vai ser. Já que ela não tem mais os fatores de apego que ela tinha.