Connect with us

Ansiedade

Ansiedade: mais que uma só causa

Published

on

ansiedade depressao

A psiquiatria nos revela que mais de um fator causa a ansiedade. Desde fatores genéticos, questões traumáticas da infância até problemas financeiros e falta de exposição ao sol.

A ansiedade tem mais de uma causa

De acordo com o psiquiatra Marco Antonio Abud Torquato Jr., a ansiedade tem causas multifatoriais. ‘São três categorias de fatores: biológicos, história de vida e ambiente’. No primeiro caso, englobando a genética que provoca aumento na sensibilidade da pessoa a ameaças.

‘E também questões da estrutura e da química do nosso cérebro. A exemplo do circuito da amígdala e níveis baixos de serotonina em algumas áreas específicas’. Ele cita também falta de dopamina e noradrenalina.

Infância

Antonio Abud ressalta o impacto de modelos familiares de ansiedade, principalmente no período da infância. Além de regras rígidas, punições, dificuldades de adaptação social na escola e traumas (privações de prazer).

Mas não necessariamente todo trauma da infância resultaria em um quadro de ansiedade e depressão. Pode contribuir, entretanto em alguns casos não é determinante para o quadro.

Redes sociais

‘O uso de redes sociais, por horas, aumenta os sintomas ansiosos e depressivos. O tipo de trabalho também influencia, a exemplo de pessoas do setor financeiro, professores e profissionais que lidam com o público’.

Essas questões se enquadram na categoria ambiente, que remetem ao clima de incerteza e cobrança por desempenho que o paciente alimenta. Abud cita ainda as dificuldades financeiras, poucos momentos de descanso, além de falta de contato social e com a natureza, mudança na alimentação e pouca exposição ao sol.

Em conclusão: o estilo de vida é o ponto de mudança, que está realmente ao nosso alcance. Ou seja, questões traumáticas, embora possam ser trabalhadas, não serão mudadas. Portanto, a balança da vida nos convida para ‘virar o jogo’ diante dos desafios do aqui e agora.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas