Depressão
Ansiedade e Depressão: porque elas só aumentam
Por que a Depressão e ansiedade aumentam, mesmo com inúmeros tratamentos e conhecimentos que possuímos para combatê-las? Qual a ligação delas com nossa evolução biológica?
Ansiedade e Depressão: porque elas só aumentam
De acordo com a psicóloga Aline Feitosa, ‘a ansiedade é a busca pelo controle, pela previsibilidade’. Ou seja, como não conseguimos controlar, muitas vezes, nós mesmos, o que pode se dizer dos outros, dos acontecimentos?
Feitosa acredita que o ser humano não evoluiu o suficiente (biologicamente) para lidar com o ritmo, e o modo de viver, da sociedade contemporânea, ‘com tantos estímulos’. Em outras palavras, nosso corpo entende que precisa estar alerta o tempo todo. Por exemplo: lidando com vários tipos de assuntos, alguns espinhosos, via celular, quando já estamos deitados para dormir.
‘Girar a câmera para dentro’
Afinal, como devemos cuidar de nós mesmos? ‘Talvez é dizer não para aquele trabalho, tendo mais cuidado com o meu sono, o feijão com o arroz, o básico’, elenca em entrevista ao Podcast do Lutz.
Feitosa cita que ansiedade e Depressão se manifestam mais em moradores de grandes cidades. ‘Porque não existe uma compatibilidade evolutiva para vivermos naquele tipo de ambiente’. Portanto, ‘algo precisou sair da curva’: ser mais ansioso e depressivo.
Natureza
Em conclusão: cada um vai encontrar o ‘meio-termo’ para não se expandir demais em busca muitas vezes de algo que, no final das contas (e da consciência), não precisa. Um ambiente natural, ‘com menos agente estressor, menos trânsito, barulho e iluminação’.
O corpo sempre vai responder quando for colocado à prova por um período de tempo considerável. Logo, a ansiedade pode desencadear a Depressão e outras doenças. Portanto nos cabe zelar por um equilíbrio do ser, que sonha, mas que não precisa estar à caminho dele correndo – e isso não quer dizer falta de esforço, perseverança e plantio, muito plantio.