Connect with us

Ansiedade

Ansiedade: como saber se é normal ou patológica

Published

on

ansiedade normal patologica

Quando se fala em ansiedade, o que pode ser considerado normal ou algo realmente patológico? Qual é a linha de percepção capaz de acender o sinal amarelo?

Ansiedade: como saber se é normal ou patológica

De acordo com o psiquiatra Marco Antonio Abud Torquato Júnior, a ansiedade é um sentimento normal em todo ser humano. Pode ser até muito útil, ‘pois protege a gente de perigo e ameaças’. Mas como saber se ela está em um nível considerado normal?

Ele cita como normal preocupações relacionadas à situação financeira, busca de emprego. Além do nervosismo que antecede provas importantes e grandes apresentações no trabalho.

Excesso

Para diagnóstico, ‘utilizamos a intensidade da ansiedade e a interferência que ela causa tanto na vida pessoal quanto profissional’. Mas também o nível de sofrimento que o paciente está experimentando.

No caso da ansiedade patológica as preocupações se tornam persistentes. Dessa forma, fica mais difícil nos desligar. ‘Começa a atrapalhar nossa concentração e interferem nas atividades do nosso dia a dia’. O nervosismo não se restringe, por exemplo, antes de um prova: ele permanece durante a avaliação. Dessa forma, descargas de adrenalina passam a ser registradas.

Medo

Marco Abud cita exemplo do medo de abelha, para quem é alérgico ou já foi atacado, como normal. ‘Existe um motivo real para que cause medo’. Diferente se a pessoa tem pavor e evita coisas que não são ameaças reais e prováveis.

Altura, outro medo citado por Marco Antonio Abud Torquato Júnior, se torna patológico caso continue quando não se tem risco real de queda. Ou seja, gerando sofrimento e impedindo a pessoa de conquistar seus sonhos. Assim, interferindo na interação social. Caso de pessoas que terão dificuldades de se relacionar: das situações mais simples até a capacidade de ter um(a) companheiro(a) para ‘dividir’ alguns momentos da vida.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade

Mais acessadas