Connect with us

Ansiedade

Agorafobia: quais sintomas desse transtorno

Published

on

agorafobia

Essa espécie de transtorno de ansiedade começa a ser debatida mais abertamente pela psiquiatria. Mas, afinal, o que é agorafobia e qual sua relação com crise de pânico e o medo que sentimos diante das situações do dia a dia?

O que é agorafobia

A agorafobia é resultado da soma de casos de crises de pânico, provocadas pelo receio em ficar em locais fechados ou que limita qualquer tipo de socorro. Assim, potencializando o medo e a ansiedade diante de situações até mesmo cotidianas, consideradas de baixo estresse.

‘A pessoa pode ter crise de pânico em plenas férias, num resort, tomando sol. Isso não aconteceria na agorafobia. Só que quando a pessoa vai tendo crises de pânico, ela passa ter muito medo de ter outras. Aí ela passa a controlar tudo que está em volta com medo dela estar um lugar que não possa correr para um hospital’, exemplifica a psiquiatria Ana Beatriz Barbosa.

Diagnóstico

O paciente pode ter crise de pânico e agorafobia, ou apenas esse segundo transtorno. Beatriz Barbosa cita caso de uma pessoa que tem receio de passar mal em uma barca ou dirigindo, sobre a ponte, para chegar em Niterói (RJ). Ela classifica o transtorno como ‘um pânico um pouco menor’.

‘Se a pessoa pensa que vai passar mal, realmente ela vai passar mal. Porque ela fica ansiosa, liga o sistema de alerta. Aí ocorre uma descarga de noradrenalina. A pessoa começa a ficar muito preocupada e o coração dispara’.

Tratamento

‘Em geral, a agorafobia vem na personalidade de mais ansiedade. Se não se tratar, ela vai desenvolver agorafobia’. O transtorno tem três níveis: leve, moderado e grave.

No caso moderado, o paciente tende evitar até mesmo transporte público. Pois considera alta a chance de acontecer algo e ela precisar ‘escapar’. Por fim, no caso grave, o paciente fica até sem sair de casa. É onde conhece mais, logo se sente mais protegida.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas