Ansiedade
A ação na dopamina impactando o aprendizado dos jovens
A falta de atenção dos alunos, apontada por especialistas um dos principais desafios na educação nos tempos atuais, pode ser causada pelo excesso de estímulos nas redes sociais e aplicativos no celular. ‘Tudo isso ocorre com excesso de liberação de um hormônio neurotransmissor chamado dopamina. Geralmente, esse hormônio está associado à recompensa, ou seja, é estimulado e liberado quando conquistamos alguma coisa, quando realizamos uma tarefa ou concluímos algo’, ressalta o pesquisador, neurocientista e neuropsicólogo Fabiano de Abreu.
‘As respostas estão prontas, as equações solucionadas. Não há dificuldades como antigamente, em que, para achar uma resposta, era preciso horas de pesquisa em livros e enciclopédias. Hoje, em um clique, tudo está lá, a resposta e a recompensa que se busca’, considera.
‘Antes da pandemia, criar um foco atencional dos alunos já era tarefa fácil. Mesmo com as aulas presenciais, um aparato de distrações roubavam o foco do professor e levavam as mentes dos alunos a outros locais. Hoje, com advento das aulas online, torna-se ainda mais penoso executar tal tarefa’, observa.