Connect with us

Depressão

Depressão bipolar: ansiedade e sintomas mistos

Published

on

depressao bipolar

Afinal, o que é Depressão bipolar, em que ela se destaca em comparação com outros quadros considerados mais comuns e recorrentes da doença?

Depressão bipolar: ansiedade e sintomas mistos

De acordo com o psiquiatra Fernando Fernandes, Depressão não é um único transtorno. ‘Na verdade, o diagnóstico de Depressão é a porta de entrada para uma série de apresentações clínicas, que têm suas semelhanças mas também suas diferenças. Ou seja, existem muitos subtipos de Depressão’.

Fernando Fernandes observa que a chamada Depressão bipolar é um tipo totalmente a parte das que conhecemos. A exemplo da enfermidade que se apresenta de maneira sazonal ou que ocorre após eventos traumáticos.

O que é

Fernandes observa que a Depressão bipolar ‘nada mais é do que a Depressão em um paciente que tem o diagnóstico de Transtorno Bipolar’. Mas ela seria diferente daquela que se manifesta em um paciente que não tem o diagnóstico de bipolar?

Ela tende ser mais crônica e recorrente. Além de ser mais grave e resistente, de mais difícil tratamento. Assim, apresentando um quadro maior de ansiedade e de sintomas mistos. Por exemplo: aceleração psíquica, de mania, juntamente com o quadro depressivo.

Duas fases

O Instituto de Psiquiatria Paulista destaca a existência de duas fases: a de mania e da Depressão. Por isso, ‘essas fases alternam-se entre períodos que podem variar de semanas a meses’ e possuia a nomenclatura de ‘maníaco-depressivo’.

Em conclusão: trata-se de um diagnóstico complicado, realizado através da exclusão de outras doenças, como se faz no caso da esquizofrenia, ainda de acordo com o Instituto de Psiquiatria Paulista. Por isso, o tratamento somente com antidepressivos pode ser até prejudicial, sendo assim necessário a utilização de antipsicóticos.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade

Mais acessadas