Depressão
Pensamentos negativos mesmo sem ter Depressão
Como lidar com os pensamentos negativos, que muitas vezes não têm ligação com a Depressão? As chamadas ruminações devem cessar em quanto tempo?
Pensamentos negativos mesmo sem ter Depressão
De acordo com o psiquiatra Marco Abud saber como lidar com pensamentos negativos pode levar um tempo. Ou seja, não se trata de técnica capaz de cessar de imediato as ruminações. ‘Tem pessoas que não têm Depressão e têm ruminações. Às vezes a gente fica preso nisso’.
Ele cita exemplo sobre os pensamentos após a bronca de um chefe ou o fim de um relacionamento. ‘É normal a gente ficar passando essa historinha do término, pensando o que fiz de errado. Você fica um pouco tentando olhar aquilo e revisitar a situação. E isso é bom se você faz isso por algumas horas ou alguns dias’.
Análise
‘Porque esse tipo de pensamento é um pensamento que inibe a parte de resolução de problemas do cérebro. Serve para a gente ir processando. Então isso é diferente se você foi demitido há seis meses atrás e você fica pensando na situação, relembrando, tentando ver quem é o culpado’.
Dessa maneira, não conseguimos fazer um currículo e partir para a próxima etapa da vida, podendo causar ansiedade. ‘Ou você vai e não tem energia. Porque quando você fica nisso… a ideia não é você precisar ter energia para dar certo e parar de ruminar. Mas ao contrário: primeiro passo é perceber que você está ruminando’.
Prisão
Em conclusão: ficamos no passado, preso na tentativa de compreender os motivos daquilo acontecer. Durante mais do que alguns dias e horas, o paciente tende a se sentir ainda pior – consideração básica do estudo da Depressão, alerta Marco Abud, em entrevista ao Canal do Lutz.
‘A ruminação vai te enganar, dizendo que vai ter uma causa no passado. Se você chegar lá e resolver, aí vai resolver tudo’. Portanto, a busca pelo presente, do caminhar que só existe de agora em diante, deve ser encarado como a única realidade possível.