Connect with us

Depressão

Solidão: o que você precisa entender

Published

on

solidao solitude

A solidão é temida por muitas pessoas, principalmente às que não conhecem a solitude. Por isso, perdemos grandes oportunidades de autoconhecimento e expansão do ser em momentos de transição da vida, quando o convívio com outras pessoas não ocorre com frequência.

Solidão: o que você precisa entender

De acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, ‘solidão é eu me sentir sozinha e de forma desconfortável’. Bem diferente de solitude: que é estar sozinha e se sentir bem. ‘Eu acho que a grande maioria das pessoas sofrem de solidão e não tem ideia do que é solitude’, ressalta.

‘Tem muita gente que nunca ficou sozinho. Ou que não consegue ficar sozinho. E isso para mim é um reflexo que essas pessoas se conhecem muito pouco. Fazem um processo de silêncio, de autoconhecimento, muito superficial’.

Autoconhecimento

‘O que tem em mim que eu acho legal? Como que eu me expando como pessoa?’. Ou seja, em algum momento estaremos mais sozinhos do que gostaríamos e esse conhecimento é importante para a saúde mental.

Assim, essa espécie de tempo extra, nos convida para bons leituras, bons filmes. ‘Mas eu não estou falando filme para distrair’, observa. Em outras palavras, utilizar o tempo com o que realmente acrescenta, tanto pessoal quanto profissionalmente.

O bom sentimento

Se sentir bem, mesmo que sozinho, só acontece ‘quando você sabe quem é você, o que que te preenche, o que te faz bem e o que te faz mal’. Ela ressalta a importância da amizade, mas cada um deve ser seu melhor amigo.

‘Você precisa ser o pai e mãe, internos, que cuidam de você mesmo. Isso não quer dizer que não seja maravilhoso estar com as pessoas. Mas o seu universo interno tem que ser muito maior do que o universo externo’. Dessa forma, parando de condicionar a felicidade no externo, que nunca teremos controle.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade

Mais acessadas