Ansiedade
Qual o transtorno de ansiedade mais comum
A chance de experimentarmos algum tipo de ansiedade que prejudique corpo e mente é grande. Afinal, o funcionamento da sociedade atual nos coloca à prova diariamente. Assim, expostos aos mais diferentes sentimentos e situações, com cobranças pessoais e profissionais, a ansiedade se torna desencadeadora de inúmeras questões, afetando diretamente a saúde do ser.
Qual o transtorno de ansiedade mais comum?
De acordo com a psiquiatra Maria Fernanda, o ‘Transtorno de Ansiedade Generalizada’ é considerado o mais comum. Nervosismo, preocupação, tensão e dificuldade para relaxar.
E essas sensações ocorrem de maneira excessiva, causando sofrimento no paciente. Assim, provocando dificuldade no relacionamento com outras pessoas e até mesmo lidando com questões corriqueiras do dia a dia. ‘A pessoa fica em um estado de alerta constante’.
Preocupação excessiva
O desequilíbrio da ‘química do cérebro’ pode desencadear a reação corporal do medo. ‘Nos transtornos ansiosos, as amígdalas estão muito em alerta e o cérebro não consegue inibir isso’, esclarece Maria Fernanda.
Por isso, em alguns casos, a necessidade de uso de medicamentos que aumente a serotonina no cérebro.
Dificuldade de relaxar
Também são sinais de alerta o cansaço excessivo, seja mental ou físico, podendo ser acompanhado de tensão muscular. Logo, dificuldade de concentração e até de dormir.
Ou seja, o medo e o sentimento de ameaça, necessidade de produzir cada vez mais, fazem com que o sono não seja reparador. Mas também existem casos de pacientes que dormem em excesso, como se quisesse ‘fugir’ dos compromissos.
Por isso, a necessidade de um acompanhamento profissional. Afinal, em meio a tantos sentimentos, precisamos de alguém que possa nos orientar, passo a passo, a reajustar a rota. Assim, aceitando o curso natural dos acontecimentos da vida, buscando a fluidez. Praticando a aceitação de quem nem tudo vai sair da maneira que desejamos, e isso é um importante processo de aprendizado.